E deus disse que haja o Ócio...



Como em qualquer conceito a melhor forma de lapidá-lo é entendendo inicialmente o seu significado. Ou seja, para compreender o estado de ócio é necessário buscar o signo interpretado previamente da palavra ócio. De acordo com o dicionário ócio seria sinônimo de momento de lazer, ou momento em que não se faz nada. Mas nem todos concordam com essa afirmação, aliás, muitos defendem que o ócio talvez seja um dos momentos mais importantes para o próprio resultado final do trabalho.

Então o que seria o ócio? Após uma longa jornada de horas de trabalho, com o cérebro sempre exercendo o seu máximo na resolução dos problemas. Chega o divino momento de seu aconchegar com a família, ou a sós, ou com os amigos. É neste momento em que não se faz nada, é neste momento de relaxamento que ocorre o momento de incubamento da idéia. O momento em que a idéia é tratada fora de uma situação de stress. Durante o incubamento é que surgem as grandes reflexões, as verdadeiras soluções.

Você nunca passou horas diante um problema que até então lhe parecia impossível de solucionar?


E após você desistir, ou dar-lhe o precioso “breaktime”, como um passe de mágica, exatamente em um momento em que não era esperado, surge à solução. Surge a idéia simples que solucionaria aquele pequeno empecilho que havia lhe tomado horas. Exatamente no momento em que você não estava se ocupando com aqueles afazeres. Mas é claro que esta luz não veio do nada, é claro que você não passou horas a toa tentando resolver aquele problema. Toda a experiência pela qual você passou se torna um estudo utilizado no desenvolvimento da idéia que gerou a solução do problema.

Portanto é aqui, neste espaço destinado em homenagem ao que muitos tratam como ofensa que cultivaremos o ócio. E não só o cultivaremos como o compartilharemos, assim como todos os interessados também podem fazê-lo. No espaço do ócio não criaremos críticas, mais discutiremos os interesses que cada crítico trata, como um assunto do qual compreende, ou que simplesmente queira compartilhá-lo. E se você tem interesse de escrever para o Logo Critico e ser um dos nossos críticos, basta escrever uma matéria e enviar no endereço logocritico@gmail.com e definir se a sua matéria se encaixa no ócio ou no púlpito. A matéria será arquivada e as melhores articuladas serao publicadas. Para progredirmos necessitamos dos nossos momentos de ócio, mas tambem necessitamos trabalhar. Está esperando o que para escrever o seu texto?


0 criticando...:

Postar um comentário